Andre Voisin

Nilo Romero

Sistema intensivo de manejo do gado e da pastagem, proposto por André Voisin. Foi apresentado através de seus 2 principais livros: Produtividade do Pasto e Dinâmica das Pastagens, publicados no final da década de 1950.

Em 1964, o engenheiro-agrônomo e pecuarista Nilo Romero iniciou o projeto pioneiro do Sistema Voisin no Brasil. Utilizando-se de cercas fixas e do campo nativo da região do pampa gaúcho, alcançou importantes incrementos de produção. Daí se expandiu para o restante do Brasil e toda a América tropical.

O animal deve permanecer poucos dias no mesmo piquete, para que não coma o rebrote das forrageiras. Assim, o rebanho terá sempre alimentação de boa qualidade e aumentará seu desempenho.

É uma tecnologia ecológica, porque muitas formas de vida podem sobreviver na pastagem e no solo, favorecendo a biodiversidade.

Com o Sistema Voisin, o gado engorda mais e produz mais leite. Além disso, é possível manter maior quantidade de animais na área do que no pastoreio convencional, tornando a pecuária mais lucrativa.