Sistema Voisin: O caminho para a pecuária lucrativa

Escrito Por André Sorio

17 / 06 / 2020

André Sorio, Eng. Agrônomo, M.Sc.

No Brasil, graças à sua privilegiada posição com relação à linha do Equador e ao trópico de Capricórnio, a incidência de luz solar atinge os graus mais elevados do mundo. Essa condição permite um acelerado crescimento das gramíneas na maior parte de nosso território. Abre-se ao país, portanto, imensas possibilidades no campo da produção pecuária a pasto. Traduzindo: podemos produzir carne de primeira qualidade com alimentação baseada em pastagens.

No entanto, o manejo tradicional leva à degradação dos pastos, o que exige gastos elevados e recorrentes com as chamadas reformas de pastagem, que não resolvem o problema se não for eliminada a causa que causou a quase destruição daquele pasto.

Um dos desejos dos pecuaristas é romper com esse círculo vicioso de degradação dos pastos e reformas periódicas. Mas também quer evitar ficar refém de sistemas de produção que exijam elevados gastos de custeio, seja com uso excessivo de rações e assemelhados, seja com a aplicação periódica de adubos solúveis.

A pecuária sustentável busca formas de os pecuaristas obterem estabilidade na produção e redução progressiva nos seus custos, com a aplicação do conhecimento em busca da máxima rentabilidade na atividade pecuária.

Ao mesmo tempo, a sociedade está clamando por alimentos mais seguros, que não tenham resíduos que possam comprometer a saúde dos consumidores nem provenham de sistemas produtivos que agridam o ambiente ou desrespeitem o bem estar animal.

Aqui se encaixa o sistema Voisin, que foi concebido por André Voisin – bioquímico e pecuarista francês – e adaptado aos trópicos graças aos esforços de dezenas de profissionais de ciências agrárias e pecuaristas da América Latina e da África.

Esse sistema produtivo desponta como opção para atender simultaneamente o desejo dos produtores – baixo custo de produção e simplicidade de operação – e dos consumidores – alimentos confiáveis e de alto valor biológico.

Exatamente por isso, a expansão da rotação racional de pastagens é uma realidade que vem se tornando cada vez mais consolidada ao longo dos últimos 60 anos e se projeta como o sistema de manejo de pastos hegemônico para o futuro.

Concorda? Discorda? Mande sua mensagem, pois este espaço terá mais valor se for também um canal de debate. Boa semana pra você!

#consultoriapecuaria
#sistemavoisin
#pecuariasustentavel

Quer saber mais sobre como você pode alcançar a rentabilidade da sua atividade pecuária? Entre em contato!

Você também pode gostar…

As 4 Leis do Pastoreio Racional

As 4 Leis do Pastoreio Racional

André Sorio, Eng. Agrônomo, M.Sc. O Pastoreio Racional foi concebido e descrito por André Voisin - bioquímico e...

Sistemas de Pastoreio

Sistemas de Pastoreio

Se uma propriedade quiser manter e alimentar grande quantidade de animais é necessário que consiga obter alta produção...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Whatsapp
Precisa de consultoria?
Clique abaixo e marque uma reunião com a gente.